OS 7 PASSOS PARA REESTRUTURAR ECONÔMICA E FINANCEIRAMENTE UMA EMPRESA.

Após muitos momentos de incerteza, com uma crise econômica que levou a uma redução da atividade empresarial do país, junto com o aumento do desemprego e queda no poder aquisitivo da população, o cenário atual se tornou novamente atraente para o investimento produtivo.

A Reforma da Previdência trouxe o equilíbrio fiscal ao país. Os indicadores econômicos se mostram equilibrados, o que minimiza riscos futuros e eleva a previsibilidade para novos investimentos.

Esse novo cenário traz novas possibilidades e, pelo provável aumento da competição em diversos setores da economia brasileira, se tornou extremamente necessário para os empresários, uma adequação no seu planejamento financeiro para os próximos anos.

Diante dessa nova conjuntura, entendemos que é fundamental para empresas, buscarem soluções para se adequarem e conseguirem ser competitivas novamente.

Para esse tipo de empresário que está vivenciando uma crise ou perceberam que precisam de orientação para reativar sua atividade produtiva com eficiência, elencamos 7 pontos para uma reestruturação eficiente se sua empresa. Veja abaixo.

7 Passos Para Reestruturação Econômica de Empresas:

 1º) Exame Diagnóstico:

 – Análise de Sintomas e Causas de Declínio;
– Análise do Risco de insolvência (Falência);
– Avaliação da Viabilidade do Negócio.

 2º) Estabilização da Crise:

 -Foco na Gestão de Caixa de Curto prazo;
– Elaboração de Estratégias para Geração de Caixa de Curto Prazo;
– Novos Controles Financeiros e Gerenciais;
– Primeiro Estágio de Redução de Custos.

 3º) Melhorias de Processos Críticos:

– Geração de Demanda: vendas e marketing;
– Racionalizar Linha de Produtos e Serviços;
– Entender Clientes;
– Melhorar o Processo de Vendas.

4º) Desenvolvimento do Plano de Negócios:

Leia Também...  TIPOS E CLASSIFICAÇÃO DOS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA

– Elaboração de Novo Plano de Ação;
– Desenvolvimento de Projeções Financeiras;
– Avaliação de Riscos.

 5º) Foco Estratégico:

– Alavancar os Pontos Fortes;
– Viés de Urgência e Ação;
– Estratégia Corporativa;
– Gestão de Pessoas.

 6º) Implementação do Plano de Negócio:

– Mensurabilidade;
– Objetivos Realistas;
– Clareza nos Resultados.

7º) Reestruturação Financeira de Longo Prazo

Perceba que nas primeiras fases da Consultoria em Reestruturação, alguns critérios são seguidos. O ponto de partida é diagnosticar, entender as causas de declínio da empresa e como gerar caixa no curto prazo.

Nesse momento, as decisões serão tomadas com certa urgência para que a crise seja estabilizada. Com a crise estabilizada, inicia-se o momento de trabalhar os clientes e traçar estratégia para captação de novos negócios com base na atividade mais rentável.

Importante ter ferramentas de controle que possam indicar, continuamente, o desempenho da empresa.

O prazo médio da Consultoria em Reestruturação Empresarial pode variar entre 12 e 24 meses. Isso dependerá muito da capacidade de se reestruturar e mudar determinados conceitos que eram aplicados como valores reais imutáveis até então.

Caso esse texto tenha sido útil ou possua alguma dúvida de como iniciar um processo de reestruturação de sua empresa, entre em contato conosco e daremos uma resposta o tão breve possível.