AS 6 PRINCIPAIS CAUSAS DE DECLÍNIO DE UMA EMPRESA.
Empreender no Brasil sempre foi algo de risco elevado. Em cenários estáveis da economia brasileira, o tempo médio de vida de uma empresa é extremamente curto. Quando existe um cenário de crise, recessão por longo período e propensão a não consumir pela população, a incerteza afeta até mesmo empresas que superaram a arrebentação e começaram a navegar por mares calmos até a tempestade chegar. Nesses casos, os empresários continuam acreditando no negócio, mas começam a perder capacidade de pagamento e previsibilidade em relação ao futuro, gerando um grau alto grau de incerteza, conjuntamente com endividamento bancários e um passivo tributário crescente.
Ao longo dos últimos anos, temos vistos diversas grandes empresas fazendo o pedido de recuperação judicial no Brasil. A lei de Falências e Recuperação Judicial é relativamente nova, existindo desde 2005 e sendo aos poucos conhecida por parte dos empresários. O ponto fundamental deste artigo não é falar sobre o momento da recuperação judicial, mas sim de um momento anterior, onde ainda é desconhecido o conceito por muitos micros, pequenos e médios empresários, que é o Turnaround Management.
I – O TURNAROUND MANAGEMENT
O Turnaround Management é um conceito ligado a reestruturação de empresas em crise. O turnaround , traduzindo quase que literalmente, é a “virada” que a empresa precisa tomar para estabilizar a crise, voltar a crescer e gerar valor novamente aos sócios e acionistas. É comum que muitas empresas possam ter tido uma corrosão tão alta de seus ativos, que inviabilize uma reestruturação. É de fundamental importância para os empresários que estão vivendo este ambiente tumultuado dentro de sua empresa, conheçam formas de “virar o jogo”. Assim, é possível fazer sua empresa voltar a crescer. O tempo é seu principal inimigo em situações de crise!
II – CAUSAS DE DECLÍNIO DAS EMPRESAS EM CRISE
Abaixo apresentaremos 6 das principais causas de declínio das empresas em crise:
AS 6 DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE DECLÍNIO DAS EMPRESAS EM CRISE:
1) MÁ GESTÃO
2) CONTROLE FINANCEIRO INADEQUADO
3) FRACA GESTÃO DE CAPITAL DE GIRO
4) CUSTOS ELEVADOS
5) ESFORÇOS INSUFICIENTES DE MARKETING
6) GRANDES PROJETOS
1) MÁ GESTÃO
A Má Gestão está diretamente ligada a características pessoais do diretor e principais administradores da empresa. A falta de interesse, ou puramente simples incompetência, são características comuns ao declínio do negócio.
2) CONTROLE FINANCEIRO INADEQUADO
O Controle Financeiro Inadequado ou a falta de controle financeiro é outro ponto que gera o declínio das empresas. Como saber se os estoques estão adequados, se o caixa está sendo controlado corretamente, se a empresa vai crescer ou não, se esta gerando lucro ou não, sem controle ou monitoramento dos indicadores de desempenho da empresa?
3) FRACA GESTÃO DE CAPITAL DE GIRO
O capital de giro, para muitos analistas, é o ponto vital para o sucesso ou fracasso de uma empresa. Uma Fraca Gestão de Capital de Giro ao controle financeiro inadequado em muitos casos. A gestão do capital de giro que fará a empresa saber quem são seus devedores e se possui previsão de recebimento, quem são seus credores e como realizar a melhor política de compra, saber quanto tempo o seu estoque é vendido com entrada de caixa para empresa, etc. Uma fraca gestão de capital de giro gera imprevisibilidade ao negócio que está gerido, assim como é fundamental para o calcula do valor da empresa num momento de venda.
4) CUSTOS ELEVADOS
Os Custos Elevados estão diretamente ligados à capacidade da empresa competir no mercado que atua. Custos elevados refletem diretamente no preço de venda e na projeção de um ponto de equilíbrio elevado, tendo, em muitos casos, que a empresa reduzir sua margem de lucro, para continuar competindo com seus concorrentes.
5) ESFORÇOS INSUFICIENTES DE MARKETING
Os Esforços Insuficientes de Marketing é, em muitas das vezes, mais visíveis por quem está de fora da empresa. A falta de esforço de marketing está ligada a falta de respostas de demandas dos clientes, equipe de venda desmotivada, propaganda ineficiente, esforços não focados nos principais clientes, serviço de pós-venda precário, etc. O impacto pode ser diretamente nas vendas e no lucro da empresa e estão ligados a má gestão do negócio.
6) GRANDES PROJETOS
Por fim, os Grandes Projetos como causadores do declínio da empresa. O próprio nome já explica o motivo de ser uma das causas de declínio, além de envolver pontos acima descritos. O “Grande Projeto” dá errado por subestimarem custos, superestimarem receitas, grande financiamento necessário para seu início, aquisição de equipamentos, etc. Os custos elevados começam a interferir no caixa, falta de mão-de-obra, toma todas as decisões da empresa focada para esse projeto, abrindo mão de buscarem novas frentes, e assim gera a gestão ineficiente que causará um declínio da empresa.
III – POSSIBILIDADE DE REESTRUTURAÇÃO DA EMPRESA EM CRISE
Existem outras causas de declínio empresarial. Porém, os objetivos deste artigo foram apresentar:
i) A possibilidade de reestruturação da empresa em crise através do Turnaround Management;
ii) Os pontos de declínio que normalmente levam empresas a passarem por crises e, em muitos casos, entrarem com pedido de recuperação judicial ou até mesmo falirem;
É extremamente necessário, principalmente para pequenos empresários, por possuírem uma maior fragilidade em relação às incertezas da economia, que estejam vivenciando uma crise em suas empresas, perceberem que existem condições de estabilizarem esta crise, saindo do declínio para o crescimento e geração de valor do negócio no qual atua.
Uma consultoria em Turnaround Management leva em torno de 12 a 24 meses de trabalho, iniciando com o diagnóstico da empresa, focando na estabilização e em novos planos de ação para a superação da crise.
Caso queira conhecer mais sobre como reestruturar e dar uma “virada” no rumo de sua empresa, entre em contato e agende uma reunião. A solução para sua crise pode estar mais próxima do que imagina!